Enologia - Alvarinho Rebouça | Luís Euclides Rodrigues

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ENOLOGIA
 

INSTALAÇÕES

A adega possui uma capacidade instalada de 20.000 litros em pequenos depósitos de inox desde 1.000 litros a 5.000 litros  cada, com capacidade de multiplicação, zonas de produto acabado, estágio, com temperatura ambiente controlada de forma a não ultrapassar os 15ºC. Todas as cubas são refrigeradas com controlo automático de temperaturas, permitindo assim a obtenção de melhor qualidade.





A VINDIMA

As características de um vinho começam a ser definidas antes da vindima, para tal torna-se necessário determinar com a maior exactidão possível a data desta. Nesta região a maturação das uvas dá-se tardiamente, devido à grande exuberância vegetativa que provoca ensombramentos.

Cada casta possui um ponto de equilíbrio, relação álcool/acidez, e é esse equilíbrio que determina a data da colheita das uvas. A vindima é efectuada manualmente e para caixas de aproximadamente 20 kg, de forma a proteger a integridade das uvas.


   


   


A VINIFICAÇÃO

Chegadas á adega, há que manter o máximo de qualidade das uvas, para tal estas são imediatamente desengaçadas, esmagadas, arrefecidas e inertizadas com dióxido de carbono na forma de gelo seco, decantando durante sensivelmente 24 horas após as quais o mosto é colocado a fermentar a temperatura controlada, durante um mês.

Terminada a fermentação, o vinho mantém-se em “Bâtonnage” constante durante 4 a 6 meses. Após este processo o vinho é filtrado, engarrafado e colocado a estagiar durante um período mínimo de 4 meses.

  

   


 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal